A equipe da GERAR em Maringá (PR) participou, nos dias 18 e 19 de fevereiro, da complementação metodológica da Jornada do Aprendiz, bem como acompanhamentos pedagógicos e administrativos.
O encontro teve como foco o aprofundamento das etapas da jornada, explorando estratégias pedagógicas que fortalecem o engajamento, a autonomia e a construção do conhecimento dos aprendizes.
O que é o Jornada do Aprendiz?
A metodologia Jornada do Aprendiz foi desenvolvida, pelo Sinerge, para atender as demandas dos principais entes envolvidos nos processos da aprendizagem profissional: Entidade Formadora, Aprendiz e a Empresa.
Vale lembrar que a Jornada do Aprendiz foi desenvolvida por uma equipe com experiência e muita vivência na área da aprendizagem, tanto no que diz respeito à área de gestão pedagógica e relacionamento com as empresas, quanto no dia a dia de sala de aula. Portanto, cada detalhe foi pensado nas demandas das entidades formadoras, aprendizes, empresas e do mercado de trabalho.
Como base para a edificação da metodologia do Jornada do Aprendiz, “A Jornada”, foi pautada no construtivismo, e tem como principais teóricos Piaget, Freire, Vygotsky, Wallon e também do antropólogo Joseph Campbel.
Para o programa, o aprender deve ser um processo gradual, interativo e não estático. O professor, que antes era visto como detentor absoluto do conhecimento, agora assume o papel de facilitador da aprendizagem, ou seja, aquele que fará a mentoria do aprendiz em sua jornada de aprendizagem.
Redes Sociais
Acompanhe o trabalho do Jornada do Aprendiz nas redes sociais:
Facebook: @gerar.osc
Instagram: @aprendiz.jornada
TikTok: @gerar.os
Linkedin: @osgerar
Fonte: Assessoria de Imprensa do Jornada do Aprendiz.
Responsável: Pedro Lima (11050/PR).