Gerar

Parceria entre Lide e GERAR busca abrir caminhos para a juventude

Desde março, a GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional) é associada ao LIDE Paraná, grupo que reúne os principais líderes empresariais do estado. A parceria deve contribuir para a criação de oportunidades a jovens no mundo do trabalho.

Com a expertise de 20 anos no fomento do primeiro emprego, a aproximação com o LIDE permitirá que a instituição se aprofunde ainda mais nas necessidades do mercado e possa incorporar os desafios identificados à formação dos aprendizes.

“O Lide é uma possibilidade de conexão com as grandes empresas do Paraná, na qual debatemos vários assuntos e demandas. As empresas têm grande necessidade em capacitar mão de obra. E a GERAR está à disposição para ser o elo, criando oportunidades, principalmente, aos jovens”, afirma o gerente administrativo da GERAR, Ronny Essert.]

Para a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garret, é importante ter no quadro de filiados uma instituição como a GERAR, que, conforme disse, impacta profundamente a formação de aprendizes para o mercado de trabalho. “Em nossas discussões descobrimos que as empresas não conseguem preencher suas vagas porque não encontram profissionais capacitados com as hard skills – as habilidades técnicas – e, principalmente, com as soft skills, que são as habilidades comportamentais e competências subjetivas”.

O desenvolvimento de habilidades comportamentais é justamente o foco da formação da GERAR, de acordo com Essert. “Essa é uma característica da GERAR e intensificamos os aspectos comportamentais nos conteúdos que ministramos aos nossos aprendizes, sem deixar de dar atenção à formação técnica”.

Entidades

O LIDE possui mais de 200 empresas com mais de 500 empresários ativos. Em 2022, as empresas do grupo somaram mais de R$100 bilhões de faturamento e geram diretamente mais de 200 mil postos de empregos.

A atuação da entidade se dá por meio de fóruns, seminários, debates, mentorias e workshops, com agenda intensa com cases de sucesso, autoridades e especialistas que movimentam o mercado em seus respectivos setores. A pauta é focada em insights, tendências e geração de negócios.

Atualmente, a Casa LIDE tem um espaço exclusivo da Agência de Inovação e da Secretaria Estadual de Inovação, Modernização e Transformação Digital.

Já a GERAR, em 20 anos, impactou mais de 500 mil pessoas. Apenas neste ano, 12 mil pessoas estão envolvidas nos projetos da instituição em cerca de 100 municípios do Paraná e Santa Catarina. O foco principal da entidade é oferecer alternativas para a juventude, através da educação e do trabalho. Para isso, realiza o programa Aprendiz Legal e diferentes projetos sociais.

Comments are closed.