Gerar

Gerar começa o ano com workshop e palestra de especialista em Neurociência Educacional

Visando a excelência da aplicação de seu programa de aprendizagem, a Gerar deu início à primeira formação com os mentores de Curitiba e subsedes. O evento, realizado nessa terça-feira, dia 2, reuniu 40 pessoas na sede da instituição, em Curitiba, e ainda contou com a participação de outras 70, de maneira virtual.

O evento de formação incluiu um workshop e uma palestra ministrada por Fernando Willian Scholz, profissional que é graduado em História pela PUCPR, possui especialização em História Antiga e Mediveal, pós-em Educação para Jovens e Adultos e pós em Educação Especial. Além disso, Scholz tem cursos de formação em Neurociência pela Universidade de Minnesota, Creative Problem Solvin pela Universidade de San Diego, Neuropsicopedagogia pela FAE, especialização em Social and Emotional Learning pela Universidade do Colorado.

De acordo com Fabio Renato, da equipe de lab-in da GERAR, a palestra ofereceu uma visão inspiradora sobre a importância da aprendizagem significativa, da integração de diferentes saberes e do papel crucial do processo de aprendizagem na formação de mentes críticas e inovadoras. “A Gerar reafirma seu compromisso com a qualidade na formação de seus instrutores/mentores, destacando a relevância da abordagem neurocientífica na busca por práticas pedagógicas mais inclusivas e adaptativas”, afirmou.

O evento também contou com momentos práticos, incluindo oficinas interativas, simulações e Role-Playing focadas em técnicas e estratégias para apoiar alunos neurodivergentes; discussões em grupo e Feedback sobre momentos de partilha e reflexão para fortalecer o aprendizado e a aplicação dos conceitos.

Segundo Fabio Renato, experiência foi enriquecedora para todos os participantes, proporcionando uma imersão nos seguintes temas durante o evento:

– Fundamentos da Neurobiologia da Aprendizagem: compreensão do processo de aprendizado e processamento de informações pelo cérebro.

– Identificação e Apoio à Neurodivergência: estratégias para reconhecer e apoiar pessoas com diferentes perfis neurobiológicos.

– Práticas Inclusivas e Adaptativas: desenvolvimento de métodos de ensino respeitando a diversidade neurobiológica.

– Estudos de Caso e Pesquisas Atuais: discussões baseadas em pesquisas recentes e exemplos práticos aplicados em sala de aula.

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