GERAR completa 20 anos com o compromisso de seguir transformando vidas

A instituição GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional) completou 20 anos na última quarta-feira, dia 5. Para comemorar a data, uma solenidade na sede da instituição, em Curitiba, reuniu colaboradores e parceiros. Na oportunidade, a instituição reforçou seu compromisso em seguir transformando vidas.

A GERAR nasceu com missão de promover o desenvolvimento econômico e social. A entidade é reconhecida, principalmente, pelo programa Aprendiz Legal, estágios e atuação social, mas nesses anos foram vários projetos focados em transformar a sociedade. Atualmente, desenvolve o Aprova, que visa preparar jovens para ingressar no Ensino Superior; o MEGA, que fomenta o empreendedorismo; o Florescer, voltado a resgatar a autoestima de mulheres, além de diversos outros projetos sociais.

Em 2010, uma parceria com a Fundação Roberto Marinho conferiu à Gerar uma franquia para atuar, no Paraná e Santa Catarina, com o Aprendiz Legal, programa que visa inserir e formar o jovem para o primeiro emprego. Este ano, a instituição ampliará a atuação em outros 6 estados, inicialmente de maneira remota.

A organização conta com mais de 350 colaboradores e já impactou a vida de mais de 300 mil pessoas. Atualmente, são mais de 12 mil pessoas participando de projetos, todos sem custos aos participantes, em mais de 100 municípios do Paraná e Santa Catarina. “Construímos isso graças ao comprometimento de nossos associados e colaboradores. Temos uma equipe que tem o mesmo DNA. Mas também é importante ressaltar a credibilidade que a GERAR construiu nesses anos todos. Por isso, muitos políticos destinam emendas à GERAR, pois sabem que os valores são aplicados e colaboram para a melhoria da vida das pessoas”, afirma o presidente do Conselho Diretor da GERAR, Francisco Essert.

De acordo com ele, impactar e transformar vidas é a missão da instituição. “Tivemos sucesso nesses 20 anos porque soubemos fazer duas coisas: incluir cada vez mais projetos e diversificar nossa atuação”.

A superintendente Heloisa Arns destaca a relação próxima e diálogo que a GERAR mantém com colaboradores, público-alvo e parceiros. “Mantemos uma relação de diálogo, sempre procurando oferecer o melhor serviço e cursos que estejam de acordo com as necessidades do mercado. Buscamos formar pessoas que pensem e que resolvam problemas de uma forma mais humana e mais efetiva”.

Metas

Em 2023, a GERAR quer investir ainda mais pesado em qualificação, atuando como parceira do poder público, dentro do programa federal Qualifica Brasil. O objetivo é contribuir para reduzir o desemprego. Outra meta é fortalecer os programas que já existem na instituição.

Um dos grandes desafios é instituir a aprendizagem em formato EAD, expandindo a atuação da instituição para outros 6 estados e contribuindo para que milhares de jovens ingressem no mundo do trabalho.
“É o nosso grande desafio e vamos ter o envolvimento de todos para consolidar a estrutura comercial.”, explica Heloisa.

Diferenciação

“Diferenciação” para fazer diferente. Este é o tema do ano da GERAR que motivará colaboradores a buscar soluções inovadoras e jovens a pensar em alternativas promissoras. Para que a “diferenciação” aconteça na prática, a GERAR montou um comitê que elaborará ações e receberá contribuições dos colaboradores.

Francisco Essert, afirma que a diferenciação é fazer melhor e diferente os projetos que a instituição realiza. “A evolução das coisas está muito grande. Se quisermos fazer mais do mesmo em todos os anos, ficamos para trás. Queremos fazer diferente para que também faça mais sentido para as empresas que são nossas parceiras. A aprendizagem tem que fazer sentido para empresas que contratam nossos aprendizes e estagiários”.
Outro foco é impactar mais jovens, conforme Francisco Essert. “Temos que fazer diferença na vida dos jovens e das pessoas que participam dos nossos programas. Se um jovem entrar em nossos projetos e sair, quando termina, sem ter agregado na vida dela, então não fazemos nada”.

De acordo com a Heloisa Arns, a GERAR sempre tem em mente o aprimoramento e pensar diferente. “É necessário ver as necessidades e o que pode ser feito de uma maneira mais efetiva, que ajude no dia a dia de nossos parceiros, sejam as empresas, jovens ou pessoas atendidas pelos projetos sociais”, explica. “Sempre podemos aprimorar em diversas áreas, como na prática, na metodologia dos nossos programas, nos projetos que apoiamos, nos nossos cursos e formações”, completa.

Comments are closed.