Gerar

Na Assembleia Legislativa, GERAR destaca os 20 anos de atuação da entidade

A GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional) participou nesta segunda-feira, dia 15, da sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Paraná. A convite do deputado Alexandre Amaro, o presidente do Conselho Diretor da instituição, Francisco Essert, ocupou o grande expediente durante 10 minutos para falar sobre os 20 anos da entidade, comemorados em abril.

“Estamos muito felizes em compartilhar os 20 anos da GERAR e relatar que impactamos mais de 500 mil vidas”, afirmou Essert aos parlamentares. Ele salientou que o foco principal da instituição é a juventude e que, para impactar o maior número de vidas possível, todos os projetos realizados são gratuitos. “Queremos contribuir para reduzir o impacto da violência nos jovens. Buscamos transformar vidas pela educação e pelo mundo do trabalho”.

Francisco Essert na sessão plenária. Foto: Orlando Kissner

De acordo com ele, dos apenados no Brasil, quase 40% são jovens de 18 a 29 anos. “Quando analisamos as estatísticas do nosso país que dão conta de que temos cerca de 450 mil jovens em medidas socioeducativas, nos preocupa. Por isso, estamos focados na inserção do jovem no mercado de trabalho”.

O deputado Alexandre Amaro justificou o convite à GERAR dizendo que o trabalho de 20 anos da instituição é expressivo. “É importante mostrar bons projetos e o trabalho que tem sido feito, apresentando caminhos promissores para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. A GERAR precisa do nosso reconhecimento e da nossa ajuda com emendas parlamentares que possam minimizar um pouco estes gastos que eles têm. O terceiro setor, muitas veze, consegue alcançar onde o Estado não alcança. Por isso, precisamos estar juntos e dar apoio para que eles consigam atender mais pessoas”.

Deputado Alexandre Amaro. Foto: Orlando Kissner

GERAR


A GERAR é uma instituição sem fins lucrativos que nasceu com a missão de promover o desenvolvimento econômico e social. A entidade é reconhecida, principalmente, pelo programa Aprendiz Legal, estágios e atuação social. Atualmente, desenvolve o Aprova, um pré-vestibular gratuito que prepara jovens para ingressar no Ensino Superior; o MEGA, que fomenta o empreendedorismo; e o Florescer, voltado para o resgate da autoestima de mulheres, além de diversos outros projetos sociais.

“Nestes 20 anos, diversificamos nossos projetos e atuamos hoje em três eixos: social, ambiental e educacional”, disse Essert, durante a sessão.

Em 2010, uma parceria com a Fundação Roberto Marinho conferiu à GERAR uma franquia para atuar, no Paraná e em Santa Catarina, com o Aprendiz Legal, programa que visa inserir e formar o jovem para o primeiro emprego. Este ano, a instituição ampliou a atuação em outros 6 estados, inicialmente de maneira remota.

Além da sede em Curitiba, a instituição possui subsedes ou polos em mais de 50 municípios do Paraná e Santa Catarina. A organização conta com cerca de 400 colaboradores e já impactou a vida de mais de 500 mil pessoas – apenas neste ano, são mais de 12 mil pessoas em algum projeto da entidade.

Comments are closed.