Gerar

APROVA fomenta sonho do Ensino Superior no Paraná

Aulas do projeto começaram nessa segunda-feira, dia 08, em 4 municípios do Paraná. Até o final deste mês, as atividades devem se iniciar em outras 10 cidades. Inscrições ainda podem ser feitas

As aulas do APROVA, o maior pré-vestibular gratuito do Paraná, começaram em quatro municípios do Paraná. Em Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Maringá as atividades se iniciaram nessa segunda-feira, dia 8.

O programa contemplará mais de 1 mil jovens este ano em 14 municípios. O APROVA é voltado a alunos entre 14 a 18 anos da rede pública do estado que buscam ingressar no Ensino Superior. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira e seguirão até novembro.

O projeto conta com material didático próprio inovador, que aproxima a realidade da teoria. Para aplicá-lo, cerca de 70 professores com experiência em pré-vestibulares passaram por capacitações.

De acordo com o presidente do Conselho Diretor da GERAR, Francisco Essert, trata-se de uma oportunidade para os jovens realizarem o sonho de iniciar uma graduação. “Os jovens são o nosso futuro e precisam ter oportunidades. O APROVA é uma importante contribuição para que possam ingressar no Ensino Superior e construir uma trajetória de sucesso e realizações, longe da criminalidade”.

O projeto tem o apoio do governo do Estado, que cedeu salas de aulas para o curso. Para o secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, o APROVA leva dignidade e emancipa aos jovens que não têm condições de pagar um curso pré-vestibular. “Contribui para pavimentar o acesso ao Ensino Superior”.

Para ser viabilizado, o APROVA conta com destinações de empresas, através da dedução do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), uma iniciativa que teve o apoio da vereadora Indiara Barbosa. “É uma oportunidade incrível que a GERAR está oferecendo e os jovens têm que aproveitar bastante. A graduação abre caminhos”, disse a parlamentar.

O APROVA recebeu patrocínio do Grupo Boticário. “Essa é uma pauta de todos. O Grupo Boticário tem como propósito criar oportunidades para transformar a vida das pessoas. Espero que essa seja uma oportunidade para vocês transformarem a realidade dos participantes”, afirma Flavia Romaguera Mello Sampaio, gerente Impacto Social do grupo.

Outro patrocinador é a CTG Brasil, empresa do ramo energético. “Estamos muito felizes em fazer parte desse projeto”, disse Vanessa Lucas da Silva Corrêa, representante da empresa.

Vagas e inscrições


Nos quatro municípios em que as aulas se iniciaram, há vagas remanescentes e os interessados ainda têm chance de ingressar no pré-vestibular. Em outras 10 cidades, as inscrições seguirão até o dia 15 de maio e as aulas devem se iniciar no final do mês. São eles: Campina Grande do Sul, Cianorte, Guaraqueçaba, Alvorada do Sul, Ibiporã, Porecatu, Santo Antônio do Caiuá, Itaguajé, Centenário do Sul, Primeiro de Maio.

As inscrições podem ser feitas através deste link: https://bit.ly/3NRGZzs

Participantes


William Crispim, de 16 anos, está no segundo ano do Ensino Médio e começou a se preparar com antecedência para entrar em um dos cursos mais concorridos do país: Medicina. “É um curso difícil e ter essa oportunidade de preparação é muito importante”.

Lucas Krobel, 16 anos, está concluindo o terceirão e vai tentar Engenharia de Software. “A preparação é específica, tentando conciliar o tempo. Quero tirar uma boa nota”.

Rafael Medeiros da Silva, 17, também está no terceirão e se prepara para a seleção de Direito. A primeira opção é a UFPR (Universidade Federal do Paraná). “A expectativa é dar uma boa reforçada para o Enem”.

Comments are closed.